Quem aprecia a alta gastronomia de diversas partes do mundo e gostaria de aprender a fazer suas receitas preferidas pode encontrar nesse blog os segredos dos Chefs. você vai se surpreender como é prazeroso fazer belos pratos e poder desfrutar da alta gastronomia sem sair do conforto de sua casa, sem dúvida esse blog é uma garantia de sucesso na cozinha.
Já ouvimos falar que os produtos orgânicos são mais saudáveis e contribuem para a sustentabilidade do planeta. Mas quem são eles e por que são melhores? Os orgânicos devem ser cultivado ou criados (no caso de animais) sem agrotóxicos, fertilizantes,hormônios ou produtos modificado geneticamente (transgênicos). Existe ainda a preocupação com a preservação do ecossistema durante sua elaboração.
Uma vez prontos, não se deixe enganar pela a aparência. Os produtos convencionais normalmente são maiores e mais vistosos que os orgânicos. Mas essa aparência pode conter agentes químicos potencialmente noviços à saúde. A maioria dos especialistas defende que os orgânicos são mais nutritivos por não conterem tanta água, e por terem maior concentração de nutrientes, como vitaminas e minerais. Porém, mais estudos são necessários para comprovar essa hipótese.
Alguns produtos têm maior exposição a agrotóxicos no cultivo convencional, como os folhosos, como alface, e sãs frutas, como o morango a papaia e o tomate. Neste caso, procure dar preferência aos orgânicos, apesar de eles serem mais caros. Outros sofrem exposição aos agrotóxicos e são mais facilmente “limpos” quando descascados, como a banana, a mandioca e o abacaxi.
Cada vez mais a medicina investiga as causas das doenças crônicas e de forma o estilo de vida contribui para o bem-estar físico e emocional. Algumas perguntas ainda estão sem resposta como: qual será o papel dos alimentos orgânicos na prevenção dessas doenças? Será que o acúmulo de agrotóxico tem efeitos em nossa vida com o passar dos anos? E os transgênicos? Talvez valha a pena gastar mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário