terça-feira, 29 de setembro de 2009
O PATRIARCA DE TODOS OS TEMPEROS
QUER PASSAR UM DIA NO MELHOR RESTAURANTE DO MUNDO?
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
LIÇÕES ITALIANAS E CEARÁ NA DIREÇÃO CERTA
Conheça a lei do Deputado Adahil Barreto:
NÃO AOS AGROTÓXICOS - Lei n° 13.523, de 28 de setembro de 2004, publicada no Diário Oficial em 1° de outubro de 2004, “cria e disciplina o Programa de Incentivo à Agropecuária Orgânica”. A agropecuária orgânica tem como vantagem a preservação do meio ambiente e também da saúde do consumidor. O setor é fortalecido, com uma maior integração dos produtores e uma maior divulgação dos benefícios previstos na lei, como a possibilidade de obtenção de financiamentos diferenciados. A finalidade do programa é estimular e propiciar a produção de produtos orgânicos dissociados da utilização de agrotóxicos, objetivando a preservação do meio ambiente e o crescimento da cadeia produtiva na versão orgânica.
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
MUSSE DE CHOCOLATE
Ingredientes: 170g de chocolate meio amargo; 80ml de leite integral; 1 gema; 4 claras; 20g de açúcar.
COMO FAZER:
Pique o chocolate com uma faca de lâmina serrilhada. Coloque-o em uma tigela refratária sobre uma panela de água fervente, até que ele derreta completamente. Retire a tigela da panela.
Ferva o leite. Despeje no chocolate derretido, mexendo com um batedor manual. Acrescente a gema e mexa bem. Verifique a temperatura colocando a ponta do dedo no chocolate. Ele deverá estar quente (40°C), mas não queimando muito. Deixe esfriar.
Bata as claras em picos firmes, juntando o açúcar aos poucos. Misture um terço das claras ao chocolate e bata com energia. Depois, acrescente o restante das claras, movimentando a musse do meio da tigela para cima e para fora, e segurando a tigela com a outra mão para girá-la enquanto mexe.
Despeje a musse em potinhos individuais ou em uma grande tigela. Leve para gelar por 1 hora antes de servir. Decore o prato com raspas de chocolate.
DICAS DO CHEF:
Você pode dar sabor ao leite ao acrescentar raspas de laranja, 1 colher de chá de canela em pó, 1 pitada de cardamono ou, se preferir, de pimenta Sichuan recém-moída.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
BIFE DE TIRA GRELHADO E PIMENTÃO RECHEADO COM ARROZ SELVAGEM
Ingredientes: 1 peça de picanha de 1kg; sal grosso; pimenta do reino batida; 85g de arroz selvagem, cozido e escorrido; 2 pimentões verdes; 115g de tomate seco escorrido, cortado à juliana; 75g de pimentão verde, grelhado, sem pele e picado; 100g de berinjela, cozida e cortada em cubos; 2 colheres de sopa de cebolinha-verde picada; 2 colheres de chá de azeite de oliva extravirgem; 1 colher de chá de suco de limão.
Preparando os Pimentões Recheados:
Preaqueça o forno a 190°C. Corte ao redor do cabo de cada pimentão e retire o cabo e a membrana. Lave internamente para remover as sementes; enxugue por dentro com um papel absorvente.
Misture todos os outros ingredientes e tempere a gosto. Recheie os pimentões. Apóie-os na forma untada, a abertura voltada para cima, e cubra a forma com papel-aluminío. Asse por 1 hora, ou até estarem macios.
Preparando o Bife de Tira na grelha:
Com a peça de picanha em temperatura ambiente, retire as pontas e corte a peça em forma de um retângulo. Pincele com um pouco de azeite, e tempere com sal grosso e pimenta-do-reino, em seguida bata levemente com um batedor de carne fazendo os temperos penetrarem na carne. Coloque a o bife temperado em uma grelha preaquecida, retire quando estiver torrado por fora e vermelho por dentro, aproximadamente 12 minutos, sendo 6 minutos de cada lado da peça.
Retire os pimentões do forno, arrume o bife e um pimentão em um prato grande, e sirva em seguida.
Bom Apettit
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
PASSAGEM OBRIGATÓRIA: NOVO JULES VERNE NA TORRE EIFFEL
O local tem ares futurista, com uma rede de fibras óticas no teto que lembra o entrelaçamento das ruas de Paris, cadeiras com fibra de carbono e parede com forma de ninho de abelha. O Jules Verne funciona todos os dias e as reservas devem ser feitas por internet. No almoço, há um menu de 75 euros; no jantar duas opções, com preços de 155 e 190 euros, além do cardápio à la carte que você vai conferir em primeira mão.
REGRAS BÁSICAS DE HARMONIZAÇÃO ENTRE COMIDA E VINHO
Prato e vinho devem ter a mesma estrutura. Receitas leves pedem vinhos delicados e pratos consistentes, vinhos potentes. Exemplo: Um peixe linguado ao forno com Chablis (um Chardonnay sem madeira) e um filé-mignon com um Cabernet Sauvignon ou um Shiraz;
Escolha texturas semelhantes: O prato pode ser macio, pastoso, fibroso; o vinho, macio, untuoso, efervescente e etc. Exemplo: Chardonnay com passagem em madeira (como muitos no Novo Mundo) com massa de molho cremoso de queijo;
A doçura do vinho deve ser igual ou maior do que a da comida; ela também pode ser contrastada com a acidez e o salgado do prato. Exemplo: Torta de frutas secas com vinho Late Harvest Chileno e foie grãs com Sauterrnes;
A acidez da comida deve ser semelhante à do vinho. Exemplo: Sauvignon Blanc do Novo Mundo com uma salada de frutos do mar;
O salgado da comida é atenuado pela acidez e, por contraste, pela doçura do vinho. Exemplo: Pinot Grigio jovem com um peixe assado no sal; e queijo roquefort com vinho de sobremesa;
A carne é a maior aliada dos taninos dos vinhos (mas, atenção, o tanino também pode trazer amargor). Exemplo: Guisados de carne com tinto da Bairrada e fondue de carne com Shiraz australiano;
Cuidado com o molho, que pode mudar a harmonização. Exemplo: Um penne com molho de ervas pede um Chardonnay de corpo médio; se o molho for um ragu de carne, vale um tinto italiano.
Uma dica de leitura para quem quer se aprofundar mais na harmonização de comidas e vinhos é o livro, Comida e Vinhos, que foi usado como fonte para esse artigo.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
ENSOPADO DE ARRAIA E POLVO
COMO PREPARAR:
Corte a arraia e o polvo em pequenos pedaços e tempere com azeite, sal, pimenta e o alho, reserve por cerca de 15 minuto para que os temperos se unifiquem com a arraia e o polvo. Corte todas as verduras em pedaços médios, coloque na panela e refogue com o colorau e sal em seguida junte a arraia e o polvo, mexa bem para misturar as verduras. Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos ou até a arraia e o polvo soltarem toda a água, em seguida junte o leite de coco e deixe ferver por 30 minutos com a panela meio tampada, finalize com um pouco de cheiro verde e sirva em seguida.
Dicas do Chef: Bata o tentáculo do polvo com um batedor de carne, assim ele vai ficar bem macio quando pronto. Prove o molho antes de servir e tenha certeza que todos os ingredientes estejam em harmonia de certa forma que nada precise ser acrescentado, retirado ou modificado.
Bom Appetit
PERNIL DE CARNEIRO ASSADO COM ALECRIM E ALHO
Preaqueça o forno a 220°C. Faça 12 incisões no lado gordo do pernil com a ponta de uma pequena faca afiada. Divida ao meio cada dente de alho, no sentido do comprimento. Introduza o alecrim e o alho nos cortes feitos na carne.
Pincele fartamente a carne com o azeite e tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque o carneiro em uma assadeira e leve-o ao forno por uma hora e quarenta e cinco minutos, até que fique levemente tostado, finalize com um pouco de hortelã colocados na assadeira para conseguir um aroma inesquecível, sirva em seguida.
Bom Appetit
BATATA GRATINADA
Ingredientes: manteiga para untar; 900 g de batata nova lavada, descascada e cortada em fatias; 200g de queijo parmesão ralado na hora; 500 ml de creme de leite.
HOW TO DO IT:
Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma quadrada com 20cm de lado. Arrume uma camada de fatias de batata na forma. Tempere com sal e pimenta do reino e salpique queijo ralado. Continue alternado as camadas e termine com uma camada de queijo ralado.
Despeje o creme de leite uniformemente sobre as batatas. Asse por uma hora e meia ou até que a batata esteja macia (teste com a ponte do garfo) e a superfície esteja dourada e crocante. Sirva em seguida.
Bon Appetit
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Dinner in the Sky
GASTROPUBS
Ferran Adriá ( O Melhor do Mundo )
Depois de trabalhar em diversos restaurantes em Ibiza e Barcelona, Ferran começou o serviço militar na marinha em 1982. Destacado para Cartagena, terminou como responsável pela cozinha dos oficiais. Em agosto de 1983, fez um rápido curso no restaurante El Bulli. Foi efetivado em 1984 e, nesse mesmo ano, foi promovido, juntamente com Christian Lutaud, ao posto de Chef adjunto. Em março de 1987 assumiu sozinho a responsabilidade como chef, tornando-se sócio do El Bulli em junho de 1990, o que lhe deu oportunidade de desenvolver uma culinária pessoal. A partir de então a vida de Ferran Adrià tem sido associada ao crescente e unânime sucesso que o El Bulli vem obtendo com o passar do tempo. O restaurante é um marco da gastronomia mundial, e Adrià é reconhecido como um dos mais originais chefs de cozinha.
Quem passou por lá esse mês foi o Presidente da França Nicolas Sarkozy e sua bela esposa Carla Bruni.
domingo, 13 de setembro de 2009
Crepe de Chocolate Crocante
1 pitada de sal; manteiga para untar; 200g de chocolate meio-amargo picado; 100ml de creme de leite fresco; 100g de castanha de caju picada; 100g de açúcar; 30g de manteiga sem sal.
Começamos preparando a massa do crepe, colocando a farinha em uma vasilha juntando os ovos no centro da farinha e adicionando o sal e o óleo, despeje o leite frio e misture até obter uma massa fluida. Deixe a massa repousar por duas horas em temperatura ambiente antes de usar.
Vamos fazer em seguida o caramelo crocante aquecendo o açúcar em uma panela, em fogo baixo, até virar caramelo. Acrescente a castanha de caju e misture bem, depois despeje o caramelo no silpat ( folha de silicone) espere esfriar e pique o caramelo em pequenos pedaços. Reserve.
Para fazer a ganache é muito simples, derreta o chocolate a 50ºC, em banho Maria. Ferva o creme de leite e incorpore ao chocolate. Se ficar grossa, pode colocar um pouco de leite para afinar. Mantenha-a quente para servir.
Crepes: Unte uma frigideira antiaderente com manteiga, leve ao fogo e deixe esquentar em seguida despeje uma concha da massa cozinhado bem rápido dos dois lados em fogo brando. Quando estiver cozido, recheie o crepe com a ganache de chocolate aquecida e dobre ao meio, finalize com mais um pouco da ganache salpicada com a castanha caramelizada.
O meu segredo é usar uma porção pequena de massa para que o crepe fique bem fininho e crocante na frigideira.
Bon Appetit